Bem Vindos!!

Olá!! Caros colegas, alunos, professores e educadores natos, que se interessam pela formação de nossos jovens. Este blog tem por objetivo primordial pensar educação e levá-los a desenvolver mecanismos educativos, usando as Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC).



domingo, 6 de abril de 2014

PRÁTICA ORAL EM LÍNGUA INGLESA

     De acordo com Gower, Phillipe e Walters "é tentanto se comunicar que os alunos percebem a sua necessidade da língua e é falando que eles aumentam a sua fluência e confiança", mencionado por Valdirene e Luiz Maurício no artigo Produção Oral In: Figueiredo, Francisco José Quaresma de, Formação de professores de línguas estrangeiras: princípios e práticas, Goiânia, UFG, 2012. 
     COMO O PROFESSOR PODE PROMOVER ATIVIDADES QUE CRIEM OPORTUNIDADES DE PRODUÇÃO ORAL PARA OS ALUNOS NA SALA DE AULA?

21 comentários:

  1. essa é uma tarefa não tão simples, pois o aluno muitas vezes encontra dificuldade na pratica da oralidade. porem o professor pode criar dinâmicas, algumas formas descontraídas de atividades que deixem o aluno a vontade para falar, e interagir, tanto com professor quanto com seus colegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adeane,
      Sendo assim, é importante considerar o fator motivacional. Fazer uma sondagem das preferências dos alunos e conduzir a prática a partir do que o instiga e interessa.

      Excluir
  2. Para promover atividades orais e produtivas o professor deve primeiro considerar todo o aprendizado que o aluno traz interiorizado consigo e a partir daí direcionar propostas que contribuam positivamente com as habilidades de cada individuo, tornando-o assim um construtor de ideias que serão expressadas livremente e sem constrangimentos por meio da oralidade.
    As dinâmicas de grupo e representações teatrais por exemplo são indispensáveis para o desenvolvimento oral do aprendiz da língua estrangeira, já que são atividades descontraídas e permite a aplicação de todo conhecimento prévio do aluno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliene, uma boa dica seria começarmos trabalhando os contos infantis clássicos, tais como: snow white and seven dwarfs, little red hood hat, Rapunzel and so on.

      Excluir
  3. Concordo com sua ideia professora Dllubia, de começarmos com pequenos contos infantis, por conterem uma linguagem mais simples e de fácil compreensão. Diálogos e dinâmicas em grupo também podem facilitar a interação e a participação da turma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos também usar trailers das musicas dos filmes "snow white and seven dwarfs, little red hood hat, Rapunzel and so on"como uma forma de despertar a curiosidade pela obra de uma forma geral. Assim o contado com a historia e a musica juntos poderá ter um efeito satisfatório. E dando a oportunidade para que seja trabalhado dinâmicas, jogos relacionados ao mesmo tema. Tudo de forma clara e objetiva, para que o aluno não ache o assunto extenso . Lembrando que teremos apenas h/a para desenvolver a atividade proposta.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. E bastante interessante essa ideia, pois através do teatro os alunos conseguem se expressar melhor, pois a timidez atrapalha muito o desenvolvimento de cada individuo, é essas dinâmicas mencionadas no texto faz com que os alunos tenham uma interação entre si e até com o próprio professor.

    ResponderExcluir
  6. Os trabalhos em grupos possibilitam o envolvimento dos alunos em atividades conversacionais, que ocorre de forma mais livre sem a necessidade de muito controle do professor. Os diálogos são fundamentais para desinibir os alunos a aprenderem cada vez mais, pois quando se repete muito a palavra eles gravam e não esquecem mais. O autor também relata as atividades dialógicas para serem feitas em sala de aula, com perguntas e respostas, é uma atividade e simples e ajuda o aluno a ter mais desempenho e fluência nas Línguas Estrangeiras e trabalhos em sala.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Hellen , o processo de aprendizagem da língua inglesa como qualquer outro língua necessita do uso para ser melhor compreendida, exercícios de conversação são as melhores saídas. Como discutiram os demais colegas o melhor é começar com uma linguagem mais simples e que não seja intimidadora.

    ResponderExcluir
  8. Para o melhor desenvolvimento do alunos em sala de aula é preciso o aluno sentir que são considerados como indivíduos e não apenas como números em uma lista, no meu ver o aluno precisa de compreensão, não demasiado mas de modo moderado que atende as necessidade de ambos, para que seu aprendizado seja constante, a língua inglesa necessita de abordagem mais branda, que seja mais dinâmica para que assim o aluno possa acompanhar o raciocínio do professor, compreendendo e aprendendo a linguagem de forma clara e concisa para poder perceber que não tão complicada.
    E para ser um bom professor o necessário é trabalhar com simplicidade e fazer com que os alunos nem notem o tempo passar, sempre deixando um gostinho de quero mais em cada final de aula, esse é dos desafios mais árduo que um educador obtêm.

    ResponderExcluir
  9. Para o ensino de Língua Inglesa e todas as línguas é necessário buscar experiencia, é não somente o que é esperado, mas é necessário buscar conhecimento sobre tudo o que fazemos, pois isso é de responsabilidade do educador buscar cada vez mais ampliar seus horizontes, para pode ser capaz de ajudar seus alunos a aprender e gostar do ensino da Língua Inglesa.

    ResponderExcluir
  10. Ao pesquisarmos sobre a pratica do ensino na sala de aula, notamos que não somos os únicos que tem uma dificuldade em sala de aula. Os alunos diferem em habilidade que dificultam uma atitude perante o aprendizagem de uma língua que não seja materna. Então ensina-los não é tarefa fácil, mas certamente desafiadora. Os desafios são muitos, e para encara-los é preciso força e determinação.

    ResponderExcluir
  11. Acredito, como já foi dito acima, que teatro e contos infantis são algumas das melhores formas para os alunos aprenderem. Têm-se que se pensar em atividades que os deixem interessados, que causem entretenimento. No meu ponto de vista, música e gincanas também são boas atividades para serem realizadas.

    ResponderExcluir
  12. Como os colegas acima já mencionarão, e com o material nos disponibilizado, pode se, motar que para promover um melhor ensino e diferenciado e preciso que trabalhe com cada serie temas respectivos a sua idade, como musicas, filmes, gincanas e com mais diálogos que sejam do interesse deles no momento.
    E que seja realizado de forma pratica, para que o aluno possa sentir prazer em aprender e levar o conhecimento para sua vida. Fazendo que esta seja contribuidor de estímulos para aprender com dedicação uma língua nova .

    ResponderExcluir
  13. Como já foi dito anteriormente, podemos usar varias formas para conquistar e ensinar a LE para os alunos, além de todas as opiniões dadas pelos colegas acima, podemos usar poemas, diálogos de forma curta e criada por eles, como diário, falas ou acontecimentos do dia a dia em forma de teatro. Trailers de filmes, musicas para completar poderá ser uma forma de estimulo que conquistara e aguçara a vontade de aprender mais a cada dia dessa LE que a cada dia encontra se mais presente no nosso meio.

    Fazendo assim que a língua venha despertar interesse e prazer no seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  14. As formas são diversas, mas deve ser baseada em cada turma e em cada indivíduo.O professor deverá promover e criar essas oportunidades de forma que envolva a turma e que prenda a sua atenção ,estimulando-a a participar de tal atividade. Acredito que a musica seja a maior maneira ,pois ela aumenta a fluência e confiança ,além ser algo de fácil acesso.Mas fazer teatros, trabalhar contos infantis, brincadeiras, são outras formas bem sucedidas que também devem ser adquiridas. E quanto mais cedo praticar tais atividades melhor será seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  15. A pratica da oralidade requer empenho tanto do professor quanto do aluno. cabe ao professor orientar esse processo e reconhecer as dificuldades da oralidade;a musica, os diálogos e atividades que envolvam conversas informais facilitam e promovem essa produção oral.
    As varias formas de promover essa conversação facilita o aprendizado epromove interação entre a lingua e a fala.

    ResponderExcluir
  16. De acordo com Gomes e Rios (2012) a interação, seja entre professor-aluno, seja entre aluno-aluno é a melhor maneira de fazer o aluno falar porque "ao arriscar, experimentar e praticar oralmente a nova língua, o alno tem a chance de testar conhecimentos e verificar a extensão do seu aprendizado". Nesse sentido, percebemos que o aprendizado da Língua em estudo se dará a partir das práticas educativas realizadas no ambiente educacional, dentro ou fora da sala. Cabe ao professor diagnosticar as necessidades e interesses de seus alunos para elaborar atividades adequadas.
    Bom trabalho a todos e todas, agora vamos ler sobre a abordagem comunicativa!!
    ALMEIDA FILHO,J.C.P. de. Dimensões Comunicativas do Ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2013.

    ResponderExcluir
  17. De acordo com o material educativo que nos foi confiado, segundo Brown(1994); "as atividades podem ser em grupo ou em pares. Em grupo geram interação por meio da conversação face a face, da negociação de significado, da adoção de diferentes papéis. Já no trabalho em pares é mais adequado para as atividades curtas e simples, de caráter mais controlado." Estes são de estrema importância e devem ser selecionados cuidadosamente para que os discentes possam vir a realizar um bom trabalho. Fazendo isto os alunos passarão a entrar em contato com a percepção(noticing) que ajuda este a tomar consciência do conhecimento que ele já tem ou ainda precisa adquirir em LE. Pode também vir as executar estas atividades com: música, filmes, excursões, brincadeiras que hajam interatividade entre si. Os diálogos podem ser atividades importantes para a melhora nas atividades, sendo ele o foco principal desta prática de funções comunicativas e a aprendizagem de regras sociais que regem o discurso, tais como o modo de inicias e finalizar.

    ResponderExcluir
  18. Para que haja bom desenvolvimento seria importante que os professores criassem debates e seminários em sala para que os alunos se interagissem melhor gerando bons resultados e produtividade nas aulas.

    ResponderExcluir