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sexta-feira, 3 de março de 2017

A ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

PROJETO DE EXTENSÃO 2017 – UEG – CAMPUS PORANGATU
Coordenadora: Profª Dllubia Santclair (dllubiasantclair@gmail.com)
Carga-horária: 60 h

JUSTIFICATIVA:
O aprendente de língua, ou seja, os alunos concluintes do Ensino Médio da rede estadual de ensino que aspiram oportunidades acadêmicas e profissionais, precisa conhecer a língua, não apenas pelo aspecto estrutural, mas funcional, decorrente do seu uso em processos de interação verbal, bem como por seu aspecto sociocultural, seja na modalidade falada ou escrita. Visto que a compreensão de língua e cultura poderá transformar sua visão de mundo e também contribuir para a inclusão social, no sentido de atuar com respeito às diferenças.
Haja vista que o licenciado atuará profissionalmente neste contexto, esse projeto tem como imperativo buscar alternativas para o ensino de línguas no ensino médio, surgindo da constatação de que o foco do ensino deve ser os indivíduos e suas relações na construção de significados culturais no processo de ensinar e aprender línguas na atualidade. Deste modo, nossa proposta é pensar no ensino, objetivando o letramento intercultural, cujas perspectivas têm ganhado espaço na área dos estudos linguísticos e que está em desenvolvimento.

OBJETIVOS:
Geral
Elaborar instrumentos mediadores para análise das relações entre culturas no cenário da aula de línguas e avaliação dos limites e possibilidades do letramento intercultural.
Específicos
Compreender teoricamente o desenvolvimento do Letramento Intercultural nas aulas de línguas do ensino médio.
Refletir sobre os indícios de abordagem intercultural registrados nas diretrizes Curriculares Nacionais.
Analisar os aspectos metodológicos de uma aula de línguas intercultural.
Elaborar material didático na perspectiva da interculturalidade para o ensino-aprendizagem de línguas no ensino médio.
METODOLOGIA:
A atividade extensionista será dividida em quatro etapas:
1)Formação dos acadêmicos e professores de língua inglesa com os textos:
-Developing Intercultural Communicative competence in foreign Language Teaching de Byram;
-An intercultural approach to English Language Teaching de Corbett;
-Ensino de Inglês como espaço de embates culturais e de políticas da diferença de Moita Lopes
2)Análise em grupos dos PCN no que tange as questões culturais para o ensino de línguas;
3) Elaboração e construção de material didático que contemple a abordagem intercultural, como produto final;
4) Desenvolver oficinas para aplicação do material desenvolvido;

RESULTADOS ESPERADOS:
Essa proposta objetiva produzir um material didático em parceria com egressos e alunos do curso de Letras e com professores de línguas da rede estadual de ensino. A construção desse material evidencia as contribuições dessa pesquisa para o fortalecimento das discussões sobre a relação entre culturas no processo de ensino-aprendizagem de línguas e para a compreensão da língua como prática social.

REFERÊNCIAS:
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Linguística aplicada: ensino de línguas e comunicação. 3. ed.Campinas, SP: Pontes Editores: ArteLíngua, 2009.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMC, 4ª reimpressão, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. – 6ª Ed. São Paulo: Ed WMF Martins Fontes, 2011.
BYRAN, M. Developing Intercultural Communicative competence in foreign Language Teaching: Curriculum planning and policy. Graz, council of europe. 1989.
CORBETT, J. An intercultural approach to English Language Teaching. Clevedon: Multilingual Matters Lt, 2003.
KRAMSH, C. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.
MEC. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias; volume 1 / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p.

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