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segunda-feira, 30 de maio de 2016

LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL

SABOTA, Barbra. Leitura e compreensão textual. IN: FIGUEIREDO, F.J.Q. (Org) Formação de professores de línguas estrangeiras: princípios e práticas. Goiânia: UFG, 2012.

Nesse texto, são apresentados os conceitos de leitura, colaboração e percurso didático pela autora que advoga pelo ensino de leitura em inglês a partir da função e do objetivo natural do texto.

Car@s Acadêmic@s,
Aguardo suas reflexões sobre esses conceitos supracitados e algumas implicações desse percurso didático para a aula de inglês como língua estrangeira.

10 comentários:

  1. Segundo, Sabota (2012, p. 118), a leitura é um entre vários modos de aquisição de informação capazes de gerar novos conhecimentos. Através da leitura o indivíduo tem um novo conhecimento de mundo, ele obtém novas informações e, além disso, a leitura auxilia na escrita. Na língua inglesa, a leitura é de extrema importância, através da leitura os estudantes podem adquirir as habilidades exigidas no currículo referência, (produção, escrita, oralidade e compreensão textual), mas isso depende do professor mediador adequar essas quatro habilidades dentro da leitura.
    A leitura em LE pode variar quanto ao prazo para atingir o objetivo (curto, médio ou longo) e pode ser classificada como leitura intensiva e leitura extensiva. Sabota (2012) sugere algumas propostas interessantes para trabalhar leitura na sala de aula, que inclui as quatro habilidades dentro dos gêneros textuais, que devem ser trabalhados, ela sugere atividades diversificadas, na qual pode despertar o interesse dos alunos em LE.

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    1. Realmente Gisele, uma leitura proveitosa pressupõe maior conhecimento linguístico com um repertório de informações exteriores ao texto, o que se costuma chamar de conhecimento de mundo. Ao se tratar da leitura de um texto em Inglês, existem algumas técnicas de leitura, que nos ajudam a ler um texto. As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. Ao ler um texto tem que apurar a ideia geral (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning, que é uma leitura minuciosa do texto à procura de informações específicas. Essa técnica chama-se scanning, que consiste em buscar informações detalhadas, sem que seja necessário fazer uma leitura do texto todo. Geralmente é feita de forma top down (de cima para baixo). Enquanto no skimming o leitor leva tudo em conta para a compreensão do texto, no scanning rejeitam-se os elementos periféricos para se ater à seleção de informações importantes para solucionar os propósitos que levaram à leitura. A leitura, como parte das habilidades que se espera desenvolver em LE, pode ser uma grande aliada do professor para desenvolver atividades que visem a enriquecer o vocabulário ativo ou passivo do aluno, o que alguns autores chamam de aquisição incidental (Pigada; Schmitt, 2006).

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  3. Sabota (2012) diz que leitura não ocorre somente através do que está escrito, mas também do nosso conhecimento empírico, e que adquirimos significados e ressignificados, ou seja, novos conhecimentos sendo que estes conhecimentos podem ser alterados (ressignificados), destacando que o mesmo ocorre na leitura em LE. Esta, pode ser um auxiliar do professor de LE, enriquecendo o vocabulário dos alunos, podendo evoluir para debates e também para a escrita. Um ponto interessante que a autora enfatiza é em relação aos exercícios realizados em sala de aula, defendendo que eles devem ser elaborados com base nos textos trabalhados, permitindo que o aluno utilize o conhecimento que já possui com um recém adquirido. Ao considerar uma aula de língua inglesa, algo totalmente relevante é quando ela argumenta que o docente deve procurar textos mais fáceis e próximos da realidade do educando, porque na minha opinião se torna mais fácil e interessante se o discente perceber que ele já tem algum conhecimento sobre determinado assunto. O uso das tecnologias também deve ser considerado, procurando promover incentivo e interação entre os alunos

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  4. Uma das maneiras de se adquirir novos conhecimentos a mais significativas é a leitura, ler não é apenas decodificar letras ou juntar palavras, mas sim interpretar. Para compreender um texto é necessário um conhecimento prévio, esse que é adquirido ao longo da vida, mais conhecido como experiência de mundo. A leitura é muito importante para se aprender uma nova língua. (SABOTA, pág. 119) afirma que [...] A leitura comumente é estudada sob três diferentes perspectivas ou modelos: ascendente, descendente e interativo. O modelo ascendente enxerga a leitura como um processo linear e automático, ou seja, cabe ao leitor decifrar as informações que estão contidas no texto. O descendente acredita que o leitor lança hipóteses sobre o que consta no texto, ou seja, ele faz uma leitura baseada no seu conhecimento prévio. Já o modelo interativo defende que leitura é a conversa entre o leitor e o texto, onde o leitor oferece suas habilidades linguísticas seus esquemas e também conhecimento prévio enquanto interage com a informação apresentada no texto. O professor precisa mostrar para o aluno a importância de se ler, e motivar o aluno a ler, o docente pode selecionar livros que agradam a turma, ou até mesmo fazer uma seleção entre os mesmo na hora de escolher o livro a ser trabalhado, promovendo a interação entre eles e despertando no aluo o senso crítico. No texto a autora explicita que é possível por meio da leitura “ desestrangeirizar” um pouco a língua aprendida nas escolas, através de exercícios que estimulem nos alunos a busca por novos conhecimentos e fazer com que eles pensem na cultura que possui a LE.

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    1. verdade Illana a leitura não é somente juntar palavras é interpretar e através da interpretação e principalmente ter um conhecimento prévio do assunto, e a leitura na escola o papel do professor é mostrar a importância da leitura e instiga-los a ler.

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  5. A leitura é um entre os vários modos de aquisição de informação capazes de gerar novos conhecimentos. A leitura em sala de aula é realizada por meio de estratégias que auxiliam professores e alunos a atingir seus objetivos. essas estratégias consistem em técnicas desenvolvidas para a realização das tarefas propostas.Brown(1994)considera o scanning(busca por informações especificas em um texto)e o skmming(busca pela ideia principal dos parágrafos e do texto) duas técnicas valiosas, por permitirem que os alunos tenham rápido acesso ao conteúdo do texto antes mesmo de efetuar uma leitura mais detalhada. A técnica gist( ideia geral do texto) também é útil, sobretudo aos leitores que no primeiro momento não necessitam de detalhes específicos do texto a ser trabalhado(Nuttall, 1996).

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  6. A importância da leitura é obvia em nossas vidas. O que seria do ser humano sem conhecimento algum? E isso só conquistado através da leitura. Vale ressaltar que a leitura não se faz apenas por meios escritos, muito pelo contrário, há várias formas de se obter conhecimento por meio de leituras de mundo, por exemplo, ou até mesmo fazendo uma própria leitura do outro. Penso que esta leitura do outro é imprescindível de ser feita pelo professor com relação ao seu aluno e, ainda considerar as suas "leituras", seus conhecimentos. Quanto mais se lê, ainda será pouco, pois esta tarefa nunca é o bastante já que as mudanças ocorrem constantemente a nossa volta, sendo que a LE atua neste processo evolutivo, sempre tem novidades a serem descobertas. Um fator importante a se destacar ai, são as TDIC e suas ferramentas.

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    1. Realmente Fabiana, a leitura possibilita ao aluno um maior aprendizado linguístico, ela deve proporcionar também uma oportunidade de conhecer outras culturas e outras realidades ampliando a sua visão de mundo. Desta forma, o hábito da leitura é fundamental para o vocabulário e aprendizagem, pois, a leitura é fascinante em qualquer língua e totalmente cultural, fazendo com que possamos aprender e divertir ao mesmo tempo.

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  7. Conforme Barbara Sabota (2012) a leitura em sala de aula é realizada por meio de estratégias que auxiliam professores e alunos a atingir seus objetivos. Uma leitura proveitosa pressupõe maior conhecimento linguístico com um repertório de informações exteriores ao texto, o que se costuma chamar de conhecimento de mundo. Ao ler um texto em inglês tem que apurar a ideia geral (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning, que é uma leitura minuciosa do texto à procura de informações específicas. Essa técnica chama-se scanning, que consiste em buscar informações detalhadas, sem que seja necessário fazer uma leitura do texto todo. Geralmente é feita de forma top down (de cima para baixo). Enquanto no skimming o leitor leva tudo em conta para a compreensão do texto, no scanning rejeitam-se os elementos periféricos para se ater à seleção de informações importantes para solucionar os propósitos que levaram à leitura. A leitura, como parte das habilidades que se espera desenvolver em LE, pode ser uma grande aliada do professor para desenvolver atividades que visem a enriquecer o vocabulário ativo ou passivo do aluno, o que alguns autores chamam de aquisição incidental (Pigada; Schmitt, 2006). Neste viés, textos literários oferecem a possibilidade de sonhar com novas realidades e proporcionar aos alunos a reconhecer o imaginário.

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