Bem Vindos!!

Olá!! Caros colegas, alunos, professores e educadores natos, que se interessam pela formação de nossos jovens. Este blog tem por objetivo primordial pensar educação e levá-los a desenvolver mecanismos educativos, usando as Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC).



sábado, 15 de maio de 2010

Ferramentas Educacionais da web 2.0

Com o aparecimento das funcionalidades da Web 2.0, conceito proposto por Tim O’Reilly e o MediaLive International, a facilidade de publicação online e a facilidade de interação entre os cibernautas torna-se uma realidade. Logo, esse ambiente se transforma é uma ferramenta que deve ser usada de forma pedagógica nessa era imagística atual, a fim de despertar o interesse dos educandos.

Uma ótima opção é o Google Doc. Um Editor de textos com suporte á produção colaborativa de documentos, que pode ser explorado por professores e alunos. Vivemos em uma época de super valorização do visual, na qual precisamos estar a altura das cores, movimentos e imagens que os meios tecnológicos oferecem. E para o educador que queira ser realmente efetivo na produção dos seus documentos, o uso do txt2tags-on line em conjunto com um editor de textos simples no seu dispositivo/computador permitirá a criação, publicação e compartilhamento de textos, planilhas, apresentações de slides, fotos, mapas e linhas do tempo sobre temas específicos. Com esse mecanismo, nunca mais o professor corre o risco de se esquecer de trazer alguma coisa para a aula, porque a um clique pode acender aos seus textos, gráficos ou apresentações no Google Docs. O ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessível, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso à Internet. Também possibilitará ao aluno sintetizar suas ideias, sua compreensão cognitiva na elaboração de slides.

O professor também pode se valer do MSN, que é um recurso estimulante, para debater o tema em estudo. O aluno participará com maior entusiasmo e estará construindo saberes, uma vez que ele transmite o que sabe e questiona o que lhe foi exposto.

Portanto, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TCIs) oferecem elementos enriquecedores para o encontro de quem ensina e quem aprende.

Um comentário:

  1. Dllubia,
    Seu blog está um encanto e creio será uma grande ferramenta da web a favor da aprendizagem de seus alunos e das pessoas que o visitarem pois com certeza nele estará postando as mais variadas sugestões de utilização das TICs na educação.
    Parabéns!

    ResponderExcluir